As decisões mais importantes precisam estar amparadas por dados confiáveis.
Nesta página, você encontra as principais pesquisas nacionais desenvolvidas pela Aliant sobre temas como cultura ética, compliance, diligência prévia e governança corporativa. Dados atualizados sobre:
Compliance: prioridades, desafios e evolução dos programas no Brasil
Diligência: práticas e riscos na avaliação de terceiros
Cultura ética: perfil de integridade dos profissionais brasileiros
RH estratégico: o papel do RH na promoção da integridade
Canal de Denúncias: volume, perfil e dados de qualificação
Todos os materiais são gratuitos, com conteúdo técnico, dados atualizados e análises que podem apoiar suas ações estratégicas.
Este estudo inédito traça um retrato das práticas de Due Diligence no Brasil, destacando como as empresas estão avaliando riscos de integridade, socioambientais e de terceiros. Com dados sobre frequência, efetividade e principais lacunas nos processos, revela os desafios e avanços na gestão de fornecedores e parceiros. A pesquisa também aponta como diferentes setores vêm estruturando suas políticas para mitigar riscos regulatórios e reputacionais.
O cenário do Compliance está mudando e este estudo mostra como. A partir de uma análise aprofundada, a pesquisa traz os temas que mais avançam nas matrizes de risco, o papel da tecnologia no monitoramento e as prioridades que devem guiar os programas em 2025. Com base em dados inéditos, revela como empresas de diferentes perfis estão se adaptando às pressões regulatórias e fortalecendo sua governança.
Mais de 150 mil avaliações de dilemas éticos revelam um panorama detalhado sobre a cultura organizacional no Brasil. O estudo evidencia a importância crescente do RH na disseminação de valores éticos e aponta tendências na adoção de práticas transparentes. Os resultados fornecem referências práticas para líderes que buscam alinhar pessoas, integridade e resultados de forma mais estratégica.
Confira os principais dados da 10ª edição da Pesquisa Nacional de Canais de Denúncias. Veja a evolução dos relatos nos últimos 10 anos, os impactos na governança, tendências históricas, indicadores de confiança e os desafios atuais na qualificação, confidencialidade e gestão das denúncias no ambiente corporativo.
A 2ª edição do Panorama Setorial analisa a maturidade dos programas de integridade no Brasil, com base em 235.677 denúncias de 2024. O estudo aponta um crescimento de 165% e a transformação dos canais em ferramentas estratégicas de governança. Com recorte de mais de 20 setores, permite comparações entre empresas e apoia gestores na tomada de decisões e no fortalecimento dos programas de integridade.
Veja como o gênero influencia o uso e os resultados dos Canais de Denúncias e Acolhimento. Este estudo inédito analisa disparidades na apuração, impacto, medidas adotadas e confiança dos denunciantes, com foco especial na experiência das mulheres, na atuação estratégica dos canais especializados e nos indicadores que apoiam a promoção de ambientes justos e seguros.